Valor garantido para hoje.
COMPRAR AGORAKit 6º Ano - Completo
Arraste a animação abaixo para o lado, para visualizar as atividades do Material.
137 + avaliações de clientes
989 páginas
Conteúdo PDF de alta resolução
Material testado em sala de aula
Quais são os materiais inclusos?
Português
271 páginas
SUMÁRIO
1. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
12
1.1. AULA
01 – VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 13
1.1.1. Exercício de Variação
Lingüística
17
2. UM OLHAR SOBRE O TEXTO
20
2.1. AULA 2 – TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS 21
2.1.1.
Exercício de Tipos e gêneros textuais
25
3. A
NARRAÇÃO
29
3.1. AULA 3 – NARRAÇÃO
30
3.1.1. Exercício de Narração
37
3.2.
AULA 4 – ELEMENTOS DA NARRATIVA 40
3.2.1. Exercício de
Elementos da narrativa
43
3.3. AULA 5 – ENREDO: ordem
linear (situação inicial, conflito, clímax e desfecho)
e
ordem não linear
46
3.3.1. Exercício de Enredo: ordem
linear (situação inicial, conflito, clímax e desfecho)
e
ordem não linear
50
3.4. AULA 6 – SENTIDO DENOTATIVO
E CONOTATIVO 53
3.4.1. Exercício de Sentido denotativo e
conotativo
55
3.5. AULA 7 – DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS
(DIVERSIDADE X
ESTEREÓTIPOS) E CENÁRIOS (AMBIENTES TÍPICOS
BRASILEIROS) 57
3.6. AULA 8 – DIÁLOGO EM TEXTO NARRATIVO
62
3.6.1. Exercício de Diálogo em texto narrativo
65
4. ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS
67
4.1.
AULA 9 – LEITURA DE TEXTOS INSTRUCIONAIS: RECEITAS, BULAS,
MANUAIS
68
4.1.1. Exercício de Leitura de textos
instrucionais: receitas, bulas, manuais
74
4.2. AULA
10 – LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COM ÊNFASE EM
https://azup.com.br
TEMAS RELACIONADOS À CIDADANIA 78
4.3. AULA 11 – IMAGENS
QUE NARRAM: HISTÓRIA EM QUADRINHOS 82
4.3.1. Exercício de
Imagens que narram: história em quadrinhos
86
4.4.
AULA 12 – LEITURA DE FÁBULAS, ANEDOTAS, LENDAS, CONTOS POPULARES
E MITOS
GREGOS, AFRICANOS E INDÍGENAS 89
4.4.1.
Exercício de Leitura de fábulas, anedotas, lendas, contos
populares e
mitos gregos, africanos e indígenas
97
5. PRODUÇÃO TEXTUAL I
100
5.1. AULA 13
– PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: CARTÃO, CARTA PESSOAL, BILHETE,
MENSAGEM ELETRÔNICA, FÁBULA, RECEITAS E REGRAS DE JOGOS
101
5.1.1. Exercício de Produção de gêneros textuais:
cartão, carta pessoal,
bilhete, mensagem eletrônica,
fábula, receitas e regras de jogos
107
5.2. AULA 14 –
CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS NARRATIVAS 110
5.2.1. Exercício de
Criação de histórias narrativas
114
5.3. AULA 15 –
ELABORAÇÃO DE RESUMOS 117
5.3.1. Exercício de Elaboração de
resumos
120
5.4. AULA 16 – PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS
E NÃO VERBAIS 123
5.4.1. Exercício de Produção de textos
verbal e não verbal
127
6. SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
131
6.1. AULA 17 – REESCRITA DE FRASES E PARÁGRAFOS
UTILIZANDO SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
132
6.1.1. Exercício
de Reescrita de frases e parágrafos utilizando sinônimos e
antônimos 135
7. PRODUÇÃO TEXTUAL II
137
7.1.
AULA 18 – CRIAÇÃO DE RELATO PESSOAL 138
7.2. AULA 19 –
PRODUÇÃO DE NARRATIVAS EM 1ª E 3ª PESSOAS 141
7.2.1.
Exercício de Produção de narrativas em 1ª e 3ª pessoas
143
https://azup.com.br
7.3. AULA 20 – CRIAÇÃO DE DIÁLOGO
145
7.3.1.
Exercício de Criação de diálogo
148
7.4. AULA 21 –
CRIAÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS E EXPOSITIVOS 150
7.4.1.
Exercício de Criação de textos narrativos e expositivos
153
7.5. AULA 22 – ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS COM USO DE ONOMATOPEIA
158
7.5.1.
Exercício de Elaboração de histórias em quadrinhos com uso de
onomatopeia 161
7.6. AULA 23 – CRIAÇÃO DE POEMA – RITMO E
RIMA 165
7.6.1. Exercício de Criação de poema – ritmo e
rima
169
8. LETRA E FONEMA: UM POUCO DE FONÉTICA
171
8.1. AULA 24 – LETRA E FONEMA
172
8.1.1.
Exercício de Letra e fonema
175
8.2. AULA 25 –
ENCONTROS VOCÁLICOS E ENCONTROS CONSONANTAIS 177
8.2.1.
Exercício de Encontros vocálicos/ consonantais
181
8.3. AULA 26 – DÍGRAFOS
183
8.3.1.
Exercício de Dígrafos
186
8.4. AULA 27 – DÍFONOS
188
8.4.1. Exercícios de Dífonos
190
8.5.
AULA 28 – SÍLABA
192
8.5.1. Exercícios de Sílaba
194
9. CLASSE DE PALAVRAS
196
9.1. AULA 29
– SUBSTANTIVO
197
9.1.1. Exercício de Substantivo
205
9.2. AULA 30 – ADJETIVO
207
9.2.1.
Exercício de Adjetivo
210
https://azup.com.br9.3.
AULA 31 – LOCUÇÃO ADJETIVA
212
9.3.1. Exercício de
Locução adjetiva
214
9.4. AULA 32 – ARTIGOS DEFINIDOS
E INDEFINIDOS 216
9.4.1. Exercício de Artigos definidos e
indefinidos
219
10. ORTOGRAFIA
221
10.1.
AULA 33 – ORTOGRAFIA (J, G, S, Z, X, CH) 222
10.1.1.
Exercício de Ortografia (j, g, s, z, x, ch)
224
10.2.
AULA 34 – ACENTUAÇÃO GRÁFICA 226
10.2.1. Exercício de
Acentuação gráfica
230
11. CLASSE DE PALAVRAS II
232
11.1. AULA 35 – PRONOMES PESSOAIS, POSSESSIVOS,
DEMONSTRATIVOS, INDEFINIDOS
233
11.1.1.
Exercício de Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos,
indefinidos 237
11.2. AULA 36 – NUMERAIS
240
11.2.1. Exercício de Numeral
244
11.3.
AULA 37 – VERBO (MODO INDICATIVO) 246
11.3.1. Exercício de
Verbo (modo indicativo)
252
11.4. AULA 38 –
INTERJEIÇÃO
255
11.4.1. Exercício de Interjeição
260
12. SINTAXE
262
12.1. AULA 39 – FRASES
263
12.1.1. Exercício de Frases
267
13.
PONTUAÇÃO
269
13.1. AULA 40 – PONTUAÇÃO
270
13.1.1. Exercício de Pontuação
274
Matemática
181 páginas
1. CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS 10
1.1. CONJUNTO DOS
NÚMEROS NATURAIS 11
1.1.1. Exercício de conjunto de números
naturais
14
1.2. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS
NATURAIS 16
1.2.1. Exercício de adição e subtração de
números naturais
17
1.3. MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS
NATURAIS 19
1.3.1. Exercício de multiplicação de números
naturais
21
1.4. DIVISÃO DE NUMEROS NATURAIS
23
1.4.1. Exercício de divisão de números naturais
25
1.5. EXPRESSÕES NUMÉRICAS
27
1.5.1.
Exercício de expressões numéricas
30
1.6. POTENCIAÇÃO
E RADICIAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS 32
1.6.1. Exercício de
potênciação e radiação
34
1.7. CONTAR DINHEIRO
36
1.7.1. Exercício de contar dinheiro
38
2. MMC E MDC
40
2.1. DIVISIBILIDADE
(PARTE 1)
41
2.1.1. Exercício de divisibilidade
44
2.2. DIVISIBILIDADE (PARTE 2)
46
2.2.1.
Exercício de critérios de divisibilidade
51
2.3.
NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS
53
2.3.1. Exercício de
números primos e compostos
55
2.4. MÚLTIPLOS E
DIVISORES
57
2.4.1. Exercício de múltiplos e
divisores
60
2.5. MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM (MMC)
62
2.5.1. Exercício de mínimo múltiplo comum mmc
64
2.6. MÁXIMO DIVISOR COMUM (MDC)
65
2.6.1. Exercício
de máximo divisor comum mdc
67
3. FRAÇÕES
69
3.1. FRAÇÕES
70
3.1.1. Exercício de
frações
74
3.2. TIPOS DE FRAÇÕES
76
3.2.1.
Exercício de tipos de frações
80
3.3. FRAÇÕES
EQUIVALENTES
82
3.3.1. Exercício de frações
equivalentes
85
3.4. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES
87
3.4.1. Exercício de adição e subtração com frações
90
3.5. MULTIPLICAÇÃO COM FRAÇÕES
92
3.5.1. Exercício de multiplicação com frações
94
3.6. DIVISÃO COM FRAÇÕES
96
3.6.1.
Exercício de divisão com frações
98
3.7. POTENCIAÇÃO
COM FRAÇÕES
101
3.7.1. Exercício de potenciação com
frações
103
4. NÚMEROS DECIMAIS
105
4.1.
NÚMEROS DECIMAIS
106
4.1.1. Exercício de números
decimais
110
4.2. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM DECIMAIS
112
4.2.1. Exercício de adição e subtração com decimais
116
4.3. MULTIPLICAÇÃO COM DECIMAIS.
118
4.3.1. Exercício de multiplicação com decimais
120
4.4. DIVISÃO COM DECIMAIS
122
4.4.1.
Exercício de divisão com decimais
125
5. UNIDADES DE
MEDIDAS
127
5.1. UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO. 128
5.1.1.
Exercício de unidades de medidas de comprimento
131
5.2. UNIDADES DE MEDIDAS DE ÁREA
133
5.2.1. Exercício de unidades de medidas de área
135
5.3. UNIDADES DE MEDIDAS DE VOLUME 137
5.3.1.
Exercício de unidades de medidas de volume
140
5.4.
UNIDADES DE MEDIDAS DE CAPACIDADE 141
5.4.1. Exercício de
unidades de medidas de capacidade
143
5.5. UNIDADES
DE MEDIDAS DE MASSA
145
5.5.1. Exercício de unidades
de medidas de massa
147
5.6. UNIDADES DE MEDIDAS DE
TEMPO
149
5.6.1. Exercício de números naturais
155
5.7. UNIDADES DE MEDIDAS DE TEMPO MISTO 157
5.7.1.
Exercício de números naturais
158
6. GEOMETRIA PLANA
159
6.1. PONTO RETA E PLANO
160
6.1.1.
Exercício de números naturais
167
6.2. POLÍGONOS
170
6.2.1. Exercício de polígonos
174
7.
ESTATÍSTICA
176
7.1. PORCENTAGEM
177
7.1.1. Exercício de porcentagem
180
7.2. GRÁFICOS DE COLUNAS
182
Inglês
134 páginas
SUMÁRIO
1. MÓDULO I – GREETINGS
11
1.1. Class 1 – Greetings
12
1.2. Class 2 – Cardinal Numbers
15
1.3. Class 3 – InterrogativeWords
20
1.3.1. Exercício de Listening Saudações /
Apresentando pessoas
22
1.4. Class 4 – Informações Pessoais/ Diálogos /
Entrevistas: Verb To Be
24
1.4.1. Exercicío de Informações pessoais/ diálogos /
entrevistas
26
1.5. Class 5 – Personal Pronouns
28
1.6. Class 6 – Family Tree (Vocabulary)
30
1.7. Class 7 – E-mails / Cartas / Anúncios: Verbo
To Be – Contractions, Personal Pronouns
31
1.7.1. Exercício de E-mails / cartões postais /
notícias e avisos: linguagem formal e
informal, conotativa
e denotativa
34
1.8. Class 8 – Demostrative Pronouns
36
1.8.1. Exercício de E-mails / cartas / anúncios:
verbo to be – contractions, personal
pronouns,
demonstrative pronouns
37
1.9. Class 09 – Simple Present/ Present
Continuouns
39
1.9.1. Exercício de Tempos verbais simple present,
present continuous
42
1.10. Class 10 – Nationalities
44
1.10.1. Exercício de Writing: Nacionalidades
45
2. MÓDULO II – GRAMMAR
47
2.1. Lesson 11 – Action verbs, verb to be,
demonstrative pronouns, adverbs of time
48
2.1.1. Exercício de Action verbs, verbo to be, demonstrative
pronouns, adverbs of time
53
2.2. Lesson 12 – Oral Production
55
2.2.1. Exercício de Descrição oral de pessoas,
objetos, lugares, cores
58
2.3. Lesson 13 – Conjunctions: but/and
60
2.4. Lesson 14 – Semelhanças e diferenças entre
pessoas: body parts, adjectives
61
2.4.1. Exercício de Semelhanças e diferenças entre
pessoas: body parts, adjectives
64
2.5. Lesson 15 – Estratégias de leitura: skimming,
scanning, inference
66
2.5.1. Exercício de Estratégias de leitura: skimming,
scanning, inference
69
2.6. Lesson 16 – Identificação de palavras
cognatas e falsas cognatas
72
2.6.1. Exercício de Identificação de palavras cognatas e
falsas cognatas
76
2.7. Lesson 17 – Identificação de palavras-chave
78
2.7.1. Exercício de Reading Identificação de
palavras chave
79
2.8. Lesson 18 – Produção de texto: e-mail
81
2.8.1. Exercício de Writing Produção de texto:
e-mail
82
3. MÓDULO III – CONVERSATION AND GRAMMAR
84
3.1. Lesson: 19 – Identificação dos Fonemas
Representados Pelo Th
85
3.1.1. Exercício de Listening Identificação dos fonemas
representados pelo th
87
3.2. Lesson 20 – Regras de Convivência (Do’s and Don’ts)
/ Receitas / Mapas: Be
89
3.2.1. Exercício de Regras de convivência (Do’s
and don’ts) / receitas / mapas
92
3.3. Lesson 21 – Do (Affirmative and Negative Forms)
94
3.4. Class 22 – Advérbios, Conectores – And, Or, But, If
96
3.5. Lesson 23 – Charges, Quadrinhos (Comics): Pronomes Pessoais
– Subject and Object Case;
Verbs – Go, Be, Have, See,
Want, etc
98
3.5.1. Exercício de Charges, quadrinhos (comics)
101
3.6. Lesson 24 – Produção de Texto: Convite,
Bilhete, Mapa
104
3.6.1. Exercício de Writing Produção de texto:
convite, bilhete, mapa
106
4. MÓDULO IV – LISTENING AND ORAL PRODUCTION
108
4.1. Lesson 25 – Listening Identificar as diferenças
entre os fonemas /h/ e /r/
109
4.1.1. Exercício de Listening Identificar as
diferenças entre os fonemas /h/ e /r/
112
4.2. Lesson 26 – Verbos de ação no Imperativo:
(Do /don’t)
114
4.2.1. Exercício de Verbos de ação no Imperativo: (Do
/don’t)
115
4.3. Lesson 27 – Adverbs: manner, place, time
117
4.3.1. Exercício de Adverbs: manner, place,
time
118
4.4. Lesson 28 – ORAL PRODUCTION Diálogo sobre
esportes: verbo to be – formas interrogativa,
afirmativa e
negativa,vocabulário referente a esportes,
adverbs
(frequency, time), adjectives
120
4.4.1. Exercício de Diálogo sobre esportes: verbo to be
– formas interrogativa, afirmativa
e negativa,vocabulário
referente a esportes, adverbs (frequency, time),
adjectives
123
4.5. Lesson 29 – Vocabulário – Os esportes
125
4.6. Lesson 30 – Advérbios (frequency.time)
126
4.7. Lesson 31- Writing and listening relations. Simple
Present: verbo to be e verbos de ação
127
4.7.1. Exercício de Simple present: verbo to be e
verbos de ação, imperative form129
4.8. Lesson 32 – Imperative Form
132
4.9. Lesson 33 – Conjuctions ( but, and, or, because)
133
4.9.1. Exercício de Conjunctions (but, and, or,
because)
134
4.10. Lesson 34 – Giving/ understanding advices:
usando o Modo Imperative
136
4.10.1. Exercício de Giving /understanding advices
138
História
156 páginas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E PRÉ HISTÓRIA
9
1.1. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
10
1.1.1. Exercício de Introdução aos estudos
históricos. O trabalho (ofício) do historiador.
Memória,
fonte histórica e narrativa
17
1.2. PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA
19
1.2.1. Exercício de Periodização da História
27
1.3. TEMPO E HISTÓRIA
29
1.3.1. Exercício de Tempo e História
34
1.4. PRÉ-HISTÓRIA
36
1.4.1. Exercício de Pré – História
42
1.5. ORIGEM E EVOLUÇÃO
44
1.5.1. Exercício de Origem e evolução do ser
humano
49
1.6. PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
51
1.6.1. Exercício de Paleolítico, Neolítico e Idade dos
Metais
57
1.7. OS PRIMEIROS HABITANTES DAS AMÉRICAS E A PRÉ-
HISTÓRIA BRASILEIRA
59
1.7.1. Exercício de Os Primeiros Habitantes das
Américas Pré-História Brasileira
66
1.8. PRÉ-HISTÓRIA DO PLANALTO CENTRAL
68
1.8.1. Exercício de Pré-história do Planalto Central
75
2. CIVILIZAÇÕES E CULTURA AFRICANA
77
2.1. INTRODUÇÃO AO CONTINENTE AFRICANO
78
2.1.1. Exercício de Estudos introdutórios e aspectos gerais do
continente africano
84
2.2. RELIGIÕES ANCESTRAIS
86
2.2.1. Exercício de Cosmogonias Africanas:
ancestralidade e religiosidade
93
2.3. COLONIALISMO E ESCRAVIDÃO
95
2.3.1. Exercício de Cultura afro-brasileira
101
2.4. COSMOLOGIA DOS BANTOS X ISLAMISMO
103
2.4.1. Exercício de História comparada das
cosmologias
108
2.5. IMPÉRIOS DE GANA, MALI E SONGAI
110
2.5.1. Exercício de Variedade de povos africanos,
formas de organização sociopolítica de
povos africanos
antes da chegada de europeus: Impérios de Gana, Mali e Songai,
Reinos Achanti,
Abomé e Congo. Civilização Iorubá
118
3. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES, GRECIA E ROMA
120
3.1. CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
121
3.1.1. Exercício de Civilização Egípcia
129
3.2. CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
131
3.2.1. Exercício de Mesopotâmicos, fenícios e
persas
138
3.3. GRÉCIA ANTIGA
140
3.3.1. Exercício de Gregos
146
3.4. OS ROMANOS
148
3.4.1. Exercício de Romanos: crise do século III
e Invasões Bárbaras
152
3.5. CARACTERÍSTICAS E LEGADO
154
3.5.1. Exercício de Características e legado cultural
da antiguidade
160
Geografia
172 páginas
SUMÁRIO
1. GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA
9
1.1. GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA
10
1.1.1. Exercício de Geografia como Ciência
14
1.2. CONCEITOS GEOGRÁFICOS
17
1.2.1. Exercício de Conceitos e Importância de
Geografia
22
1.3. CLASSIFICAÇÃO E FINALIDADES
25
1.3.1. Exercício de Classificação e Finalidades de
Geografia
28
1.4. RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA E SOCIEDADE
30
1.4.1. Exercício de Relação Ser Humano/ Natureza/
Sociedade
35
1.5. O TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO
GEOGRÁFICO
39
1.5.1. Exercício de O trabalho e a transformação do
espaço geográfico
43
1.6. IMPACTOS AMBIENTAIS
46
1.6.1. Exercício de Impactos Ambientais
50
1.7. PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
53
1.7.1. Exercício de Preservação do meioambiente
62
2. PLANETA TERRA
66
2.1. PLANETA TERRA
67
2.1.1. Exercício de Planeta Terra
75
2.2. LOCALIZAR O PLANETA TERRA NO UNIVERSO
78
2.2.1. ExercíciodeLocalizaroplanetaTerranoUniverso
83
2.3. MOVIMENTOS DA TERRA E SUAS CONSEQUENCIAS
87
2.3.1. Exercício de Movimentos da Terra e suas consequências
93
2.4. NOÇÕES BASICAS DE CARTOGRAFIA
95
2.4.1. ExercíciodeNoçõesBásicasde Cartografia
109
2.5. ESCALAS E MAPAS
112
2.5.1. Exercício de Escalas e Mapas
117
2.6. ORIENTAÇAO: PONTOS CARDEAIS, COORDENADAS E
FUSOS HORARIOS
121
2.6.1. Exercício de Orientação: Pontos cardeais,
coordenadas e fusos horários
126
2.7. ESTRUTURA E DINÂMICA DA TERRA
130
2.7.1. Exercício de Estrutura e dinâmica da Terra
134
2.8. LITOSFERA: FORMAS DE RELEVO TERRESTRE
138
2.8.1. Exercíciode Litosfera:formas de
relevoterrestre
146
2.9. HIDROSFERA
149
2.9.1. Exercício de Hidrosfera
153
2.10. ATMOSFERA E OS CLIMAS DA TERRA
157
2.10.1.
ExercíciodeAtmosfera:TiposdeclimasdoplanetaTerra
163
2.11. FORMAÇÃO VEGETAL DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
168
2.11.1. Exercício de Formação vegetal da superfície
terrestre
173
Ciências
346 páginas
SUMÁRIO
1. O UNIVERSO
13
1.1. TEORIA DO UNIVERSO E SISTEMA SOLAR
14
1.1.1. Exercício de Teoria e formação do universo
e do sistema solar
20
1.2. GALÁXIAS E ESTRELAS
22
1.2.1. Exercício de Galáxias e estrelas
26
1.3. TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA NA TERRA
28
1.3.1. Exercício de teorias sobre a origem da vida na
Terra
31
1.4. CONDIÇÕES PARA A VIDA NA TERRA
34
1.4.1. Exercício de Condições para a vida na
Terra
35
1.5. NOÇÕES DE ASTRONOMIA E SUAS TECNOLOGIAS
38
1.5.1. Exercício de Noções de astronomia e suas
tecnologias
40
2. ECOSSITEMAS
42
2.1. ECOSSISTEMAS
43
2.1.1. Exercício de Ecossistemas
44
2.2. IMPORTÂNCIA E PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS
46
2.2.1. Exercício de Importância e preservação de
ecossistemas
50
2.3. NÍVEIS ECOLÓGICOS DE ORGANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO
À BIOSFERA
53
2.3.1. Exercício de Níveis ecológicos de organização do
indivíduo à biosfera
57
2.4. SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO
59
2.4.1. Exercício de Sustentabilidade e
conservação
64
2.5. FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS
68
2.5.1. Exercício de Fatores bióticos e abióticos e
condições de sobrevivência
76
2.6. SERES AUTOTRÓFICOS E HETEROTRÓFICOS
78
2.6.1. Exercício de seres autotróficos e
heterotróficos
80
2.7. HABITAT E NICHO ECOLÓGICO
82
2.7.1. Exercício de Habitat e nicho ecológico
85
2.8. CADEIA ALIMENTAR
87
2.8.1. Exercício de Cadeia alimentar e
diferenciação entre seres autotróficos e
heterotróficos
92
2.9. TEIA ALIMENTAR
94
2.9.1. Exercício de teia alimentar
97
2.10. BIOMAS BRASILEIROS: CARACTERÍSTICAS GERAIS,
DETERMINANTES ECOLÓGICOS, FAUNA E FLORA
100
2.10.1. Exercício de Biomas brasileiros:
características gerais, determinantes
ecológicos, fauna e
flora
108
2.11. ADAPTAÇÃO DE SERES VIVOS NO CERRADO
110
2.11.1. Exercício de Adaptações de seres vivos no
Cerrado
114
2.12. APROVEITAMENTO DE RECURSOS NATURAIS DO
CERRADO
116
2.12.1. Exercício de Aproveitamento de recursos
naturais do Cerrado
118
2.13. CONHECIMENTOS TRADICIONAIS (PLANTAS
MEDICINAIS E GÊNEROS ALIMENTÍCIOS)
121
2.13.1. Exercício de Conhecimentos tradicionais
(plantas medicinais e gêneros
alimentícios)
125
2.14. CONSERVAÇÃO E MANEJO DE ECOSSISTEMAS,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
EXTINÇÃO DOS ANIMAIS E PLANTAS; TRÁFICO DE ANIMAIS
SILVESTRES
127
2.14.1. Exercício de Conservação e manejo de
ecossistemas, desenvolvimento sustentável e
educação
ambiental e extinção dos animais e plantas; tráfico de animais
silvestres
130
3. AR
133
3.1. AR
134
3.1.1. Exercício de Ar
136
3.2.
COMPOSIÇÃO DO AR
138
3.2.1. Exercício de Composição do ar
142
3.3. CICLO DO OXIGÊNIO
144
3.3.1. Exercício de Ciclo do oxigênio
146
3.4. ATMOSFERA
148
3.4.1. Exercício de Atmosfera
150
3.5. CAMADAS DA ATMOSFERA
153
3.5.1. Exercício de Camadas atmosféricas
156
3.6. PRESSÃO ATMOSFÉRICA
158
3.6.1. Exercício de Pressão atmosférica
160
3.7. IMPORTÂNCIA DO AR PARA O MEIO AMBIENTE
162
3.7.1. Exercício de Importância do ar para o meio
ambiente
165
3.8. EFEITOS GLOBAIS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
167
3.8.1. Exercício de Efeitos globais da poluição
atmosférica
170
3.9. AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS INTERFERÊNCIAS NO
CICLO HIDROLÓGICO
173
3.9.1. Exercício de Aquecimento global e
suas interferências no ciclo hidrológico
global
176
3.10. POLUIÇÃO DO AR
179
3.10.1. Exercício de Poluição do ar
182
3.11. DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO AR
185
3.11.1. Exercício de Doenças transmissíveis pelo
ar
189
4. ÁGUA
191
4.1. ÁGUA
192
4.1.1. Exercício de Água
196
4.2.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
199
4.2.1. Exercício de Declaração Universal dos Direitos
da Água
201
4.3. ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
202
4.3.1. Exercício de Estados físicos da água
205
4.4. MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA ÁGUA
207
4.4.1. Exercício de Mudanças de estado físico da
água
210
4.5. CICLO HIDROLÓGICO
212
4.5.1. Exercício de Ciclo hidrológico
215
4.6. RECURSOS HÍDRICOS
218
4.6.1. Exercício de Recursos hídricos
221
4.7. ABASTECIMENTO HÍDRICO
224
4.7.1. Exercício de Abastecimento hídrico
228
5. PRESSÃO
232
5.1. PRESSÃO
233
5.1.1. Exercício de Pressão
235
5.2.
NOÇÕES DE FLUTUAÇÃO DE CORPOS: DENSIDADE, EMPUXO E TENSÃO
SUPERFÍCIAL
238
5.2.1. Exercício de Noções de flutuação de
corpos: densidade, empuxo e tensão
superficial
241
5.3. ÁGUA E OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS
244
5.3.1. Exercício de Água e os ecossistemas terrestres e
aquáticos
247
5.4. TRATAMENTO DA ÁGUA
250
5.4.1. Exercício de Tratamento da água
254
5.5. TIPOS DE ÁGUAS
257
5.5.1. Exercício de Tipos de água
262
5.6. USO RACIONAL DA ÁGUA
264
5.6.1. Exercício de Uso racional da água
266
5.7. TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS
269
5.7.1. Exercício de Tratamento de águas residuais
(esgotos)
274
5.8. POLUIÇÃO DA ÁGUA
278
5.8.1. Exercício de Poluição da água
281
5.9. DOENÇAS RELACIONADAS COM A ÁGUA
284
5.9.1. Exercício de Doenças relacionadas com a água
289
6. SOLO
292
6.1. SOLO
293
6.1.1. Exercício de Solo
296
6.2. SOLO
E ECOSSISTEMAS
300
6.2.1. Exercício de Solo e ecossistemas
303
6.3. TIPOS DE SOLO
306
6.3.1. Exercício de Tipos de solo
309
6.4. SOLO E AGRICULTURA (NOÇÕES DE CICLO DO
NITROGÊNIO)
312
6.4.1. Exercício de Solo e agricultura (noções de ciclo
do nitrogênio)
316
6.5. NOÇÕES DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
318
6.5.1. Exercício de Noções de manejo e conservação do
solo
323
6.6. CONSUMO SUSTENTÁVEL
326
6.6.1. Exercício de Consumo Sustentável
329
6.7. LIXO: REAPROVEITAMENTO, RECICLAGEM E COLETA
SELETIVA
331
6.7.1. Exercício de Lixo: reaproveitamento,
reciclagem e coleta seletiva
334
6.8. POLUIÇÃO DO SOLO
337
6.8.1. Exercício de Poluição do solo
339
6.9. DOENÇAS RELACIONADAS COM O SOLO
343
6.9.1. Exercício de Doenças relacionadas com o solo
345
6.10. NOÇÕES DE HIGIENE
347
6.10.1. Exercício de Noções de higiene
350
137 + avaliações de clientes
989 páginas
Conteúdo PDF de alta resolução
Material testado em sala de aula
Com Gabarito
Material com Gabarito Completo para auxiliar e facilitar a correção das atividades!
R$ 97,00
COMPRAR AGORACompras Limitadas!
Essa é ÚNICA chance de levar o kit por esse valor.
Um poderoso material, testado e aprovado em SALA DE AULA. De R$ 129,00 por apenas:
Gabarito Completo
989 páginas
Acesso para SEMPRE e possíveis atualizações
Português. Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso
Concorre a Sorteios Mensais de Cursos e Materiais
7 dias de garantia
Clique agora no BOTÃO ABAIXO para garantir o kit enquanto está disponível
Por que nossos livros?
Destaque na mídia nacional
11.000 + avaliações de clientes
Acesso vitalício e imediato
Garantia de 7 dias
Doação de parte do valor
Conteúdo profissional
Contamos com uma equipe de profissionais com no mínimo 8 anos de experiência em suas áreas trabalhando por você, pelo seus alunos e por seus filhos.
Acesse de qualquer lugar
Através da nossa plataforma, você poderá acessar e baixar os arquivos quantas vezes forem necessárias, quando e onde quiser, pelo celular, computador ou tablet, sem medo de perder pelo que está pagando!
Pra quem indicamos nossos livros?
Profissionais da educação
Nossos materiais é o que você precisa para agilizar seu planejamento sem perder a qualidade. Todas as atividades estão de acordo com a BNCC e algumas (conforme informação) já vão com os códigos das habilidades. Você não vai perder mais tempo com isso, e o melhor: mantendo a qualidade do seu trabalho!
Pais
Se você é pai ou mãe de crianças de 0 a 9 anos, esse é o melhor investimento que você fará para elas. São atividades feitas por profissionais que estão atuando em suas respectivas áreas a mais de 8 anos. Pare de procurar na internet atividades que não tem a sequência lógica e didática que seu filho precisa na fase mais importante para aprender efetivamente.
Depoimentos
Conheça a autora!
Professora Responsável - Joceli Colin
FORMAÇÃO
Pós - Graduada em Psicopedagogia.
Pós - Graduada em Ação Interdisciplinar no Processo Ensino Aprendizagem na EducaçãoInfantil e Ensino Fundamental I - Anos Iniciais.
Pós - Graduada em Psicopedagogia.
EXPERIÊNCIA
Oito anos de experiência na área do Ensino Fundamental I Anos Iniciais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – ATIVIDADES ANOS INICIAIS Ⓡ 2020 – 2023